Clique nas imagens para ampliar
Esta etapa de investigação está presente no Procedimento para remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento e Abastecimento de Combustíveis. Este procedimento norteia e dá as diretrizes para a investigação de áreas com tanques aéreos e tanques subterrâneos.
ENTENDA COMO A PLANTERRA AMBIENTAL TRABALHA A ANALISE DE FUNDO DE CAVA
A analise de fundo de cava se dá no momento da Retirada de Tanques subterrâneos. Quando o tanque é retirado por motivos de troca ou por suspeita de algum vazamento, a analise de fundo de cava tem que ser realizada para garantir ao órgão ambiental, que o solo em que o tanque estava depositado não ocorreu nenhuma contaminação.
Para realização deste projeto serão realizadas medições de gases com um medidor do tipo PID, afim de verificar as variações dos gases voláteis no meio físico. Neste cenário será coletado para analise de fundo de cava o ponto em que houver a maior leitura do medidor, e essa amostra será enviada ao laboratório para as análises químicas de interesse definidas no início do projeto.
A amostra de solo será avaliada e os dados serão tratados pela equipe técnica da Planterra. Desta maneira, se confirmada a contaminação, no término da analise de fundo de cava, a área será caracterizada como área contaminada sob investigação (ACI) e assim se dará a continuidade dos projetos por meio da realização da Investigação Confirmatória de toda a área afim de definir os limites desta contaminação.
Deve conter no relatório técnico de analise de fundo de cava as seguintes informações:
- Razão social, endereço e coordenadas geográficas do empreendimento onde ocorreu o projeto;
- Identificação do objetivo do trabalho desenvolvido;
- Planta ou croqui do estalecimento;
- Planta com a localização dos pontos de mediação dos gases;
- Descrição dos procedimentos de amostragem adotados;
- Descrição da litoligia observadas nas possíveis sondagens;
- Resultados das análises quimicas realizadas, laudos e etc;
- Objetivos e conclusões e etc.
Vale salientar que constatada a contaminação na analise de fundo de cava, não implicará no encerramento das atividades em da área em avaliação.
Trabalhamos a mais de 15 anos, atuando tanto em posto de combustíveis como em indústrias que possuem sistemas de abastecimento. São mais de 200 projetos de analise de fundo de cava realizados pelo Brasil.
O grupo Planterra Ambiental conta com todo o equipamento de campo para realização das sondagens e instalação dos poços de monitoramento, e equipe técnica multidisciplinar com experiência para o desenvolvimento do projeto de analise de fundo de cava, visando a aprovação junto a CETESB e o cumprimento das normas vigentes.
Para saber mais sobre Analise de fundo de cava
Ligue para 11 3675-8535 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!