Clique nas imagens para ampliar
A avaliação ambiental preliminar, é a etapa que inicia a identificação de áreas contaminadas de acordo com a Decisão de Diretoria 038/2017 - CETESB.
COMO E PORQUE REALIZAR A AVALIAÇÃO AMBIENTAL PRELIMINAR
O objetivo principal do projeto de avaliação ambiental preliminar é de definir entender todo conceito histórico da área quanto ao seu uso e ocupação bem como, caracterização as atividades desenvolvidas na mesma, tanto no cenário atual quanto ao cenário histórico e diante de todas essas informações identificar possíveis fontes de contaminação. Dessa forma o resultado dos trabalhos desenvolvidos será o Modelo conceitual, o que dará base para o plano de Investigação Confirmatória. O modelo conceitual será classificado quanto a quantidade de informações obtidas, portanto quanto mais informações se obter, e melhor será classificado o Modelo Conceitual.
Desta forma a etapa de avaliação ambiental preliminar é considerada por todos os responsáveis pela área de Engenharia Ambiental, como principal etapa na identificação e gerenciamento de áreas contaminadas, isso se dá uma vez que o Modelo Conceitual desenvolvido no projeto de avaliação ambiental preliminar, acompanhará todos os estudos até a finalização de cada caso. Ou seja, O descumprimento da norma ou a má execução da etapa de avaliação ambiental preliminar poderá ocasionar em reprovação do estudo bem como sanções administrativas (multa) aos responsáveis legais pela área em avaliação.
A avaliação ambiental preliminar será realizada em áreas com alguma suspeita de contaminação identificada pela CETESB, sendo por meio de convocação oficial ou por exigência técnica, ou por motivo de compra e venda de áreas. Dentre as atividades que se fazem necessário o estudo de avaliação ambiental preliminar estão as áreas industrias, áreas de armazenamento de resíduos, áreas comercias e de serviço e áreas com histórico acidentes ou atividade agropecuárias.
DENTRE ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE SERÃO LEVANTADAS NA AVALIAÇÃO AMBIENTAL PRELIMINAR, ESTÃO:
- Levantamento da documentação existente sobre a área, notadamente aquela disponível na própria empresa, nos processos administrativos da CETESB e na
- Prefeitura Municipal;
- Levantamento de informações coletadas em inspeções de campo;
- Caracterização das atividades produtivas realizadas na área de estudo;
- Localização e Utilização de Poços de captação de água subterrânea próximos a área de estudo;
- Levantamento aero fotográfico temporal da área, afim de entender a evolução da mesma ao longo dos anos;
- Estudo da Hidrogeologia e Geologia regional, etc.
A Planterra Ambiental, trabalha a 18 anos com equipe técnica multidisciplinar experiente para desenvolver a avaliação ambiental preliminar de acordo com o que se exige pela CETESB, e todos os outros órgãos ambientais responsáveis que possam solicitá-la, visando a aprovação do projeto e elaboração de estratégia técnica para o correto gerenciamento ambiental da área.
Entre em contato conosco para uma cotação ou para sanar quaisquer dúvidas
Para saber mais sobre Avaliação ambiental preliminar
Ligue para 11 3675-8535 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!