Clique nas imagens para ampliar
SAIBA MAIS SOBRE A AVALIAÇÃO CONFIRMATÓRIA
A contaminação do solo e ou da água subterrânea, dada ao avanço da sociedade, é uma situação cada vez mais presente no dia-dia das grandes cidades do nosso país. Uma vez que essas são ocupadas por atividades industrias, gráficas, manutenção, abastecimento, que por sua natureza trazem um risco de contaminação ao meio físico (solo, água e ar).
Para determinar tal situação, a avaliação confirmatória é a segunda etapa no gerenciamento de áreas contaminadas. Nesta etapa, são investigados os aspectos relativos ao meio físico e analisados as características físico-químicas nas amostras (bem como o seu comportamento no meio ambiente). Dando seguimento aos resultados da Avaliação Preliminar, a avaliação confirmatória visa qualificar e quantificar as áreas potencialmente impactadas ou com suspeita nas áreas identificadas na etapa anterior e desta forma concluir o dimensionamento do impacto que foi gerado pelo processo operacional e produtivo da atividade na área de estudo.
A etapa de avaliação confirmatória põe fim ao processo de identificação de áreas contaminadas, tendo como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação .
Para tanto, avaliação confirmatória são realizadas sondagens ambientais, afim de coletar amostras de solo das áreas suspeitas que foram identificadas, bem como a realização da descrição litológica para melhor entendimento das características do solo da área de estudo. Logo após a realização das sondagens, são instalados poços de monitoramento, para coleta de amostras de água para identificação ou não de contaminantes na água subterrânea. Estas amostras são enviadas a um laboratório acreditado pelo Inmetro para realização das análises químicas de interesse que também são definidas no Modelo Conceitual. Os resultados serão analisados e comparados com os valores orientadores da CETESB e interpretados pelo corpo técnico da Planterra Ambiental e consolidados através do relatório de avaliação confirmatória.
O QUE SÃO VALORES ORIENTADORES E SUA IMPORTÂNCIA PARA AVALIAÇÃO CONFIRMATÓRIA
Os Valores de Orientadores, segundo a CETESB são: concentrações de substâncias químicas derivadas por meio de critérios numéricos e dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar ações de prevenção e controle da poluição, visando à proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas e o gerenciamento de áreas contaminadas. São eles que definiram se a presença dos elementos químicos nas amostras coletadas estão acima do permitido e dessa forma caracterizando a área como contaminada ou não.
Dessa forma, os resultados obtidos na etapa de avaliação confirmatória são essenciais para subsidiar as ações do órgão gerenciador ou órgão de controle ambiental em apontar o responsável pela contaminação e os trabalhos necessários para solucionar o problema.
O grupo Planterra Ambiental conta com todo o equipamento de campo para realização das sondagens e instalação dos poços de monitoramento, e equipe técnica multidisciplinar com experiência para o desenvolvimento do projeto de avaliação confirmatória, visando a aprovação junto a CETESB e o cumprimento das normas vigentes.
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS!
Para saber mais sobre Avaliação confirmatória
Ligue para 11 3675-8535 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!