Clique nas imagens para ampliar
SAIBA MAIS SOBRE AVALIAÇÃO PRELIMINAR E INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA
A avaliação preliminar e investigação confirmatória, são as etapas que iniciam o gerenciamento de áreas contaminadas de acordo com a Decisão de Diretoria 038/2017 - CETESB. Somadas as Etapas de avaliação preliminar e investigação confirmatória, temos os trabalhos responsáveis pela identificação e qualificação de áreas contaminadas
Os objetivos principais dessas etapas são de definir entender todo conceito histórico da área quanto ao seu uso e ocupação bem como, caracterização as atividades desenvolvidas na mesma, tanto no cenário atual quanto ao cenário histórico e diante de todas essas informações identificar possíveis fontes de contaminação. Determinadas essas possíveis fontes, os trabalhos de avaliação preliminar e investigação confirmatória, entram na fase de identificação dos possíveis passivos no meio físico (solo, água e ar), onde são realizadas sondagens ambientais, afim de coletar amostras de solo das áreas suspeitas que foram identificadas, bem como a realização da descrição litológica para melhor entendimento das características do solo da área de estudo. Logo após a realização das sondagens, são instalados poços de monitoramento, para coleta de amostras de água para identificação ou não de contaminantes na água subterrânea. Estas amostras são enviadas a um laboratório acreditado pelo Inmetro para realização das análises químicas de interesse que também são definidas no Modelo Conceitual. Os resultados serão analisados e comparados com os valores orientadores da CETESB e interpretados pelo corpo técnico da Planterra Ambiental.
Desta forma, as etapas de avaliação preliminar e investigação confirmatória, são consideradas como principal etapa na identificação e gerenciamento de áreas contaminadas, isso se dá uma vez que o Modelo Conceitual desenvolvido e confirmado nos trabalhos, acompanhará todos os estudos até a finalização de cada caso. Ou seja, O descumprimento das normas ou a má execução das mesmas poderá ocasionar em reprovação dos estudos bem como sanções administrativas (multa) aos responsáveis legais pela área em avaliação.
Sendo assim, os resultados obtidos nas etapas de avaliação preliminar e investigação confirmatória são essenciais para subsidiar as ações do órgão gerenciador ou órgão de controle ambiental em apontar o responsável pela contaminação e os trabalhos necessários para solucionar o problema.
A Planterra Ambiental, conta a 18 anos com equipe técnica multidisciplinar experiente para desenvolver os trabalhos de avaliação preliminar e investigação confirmatória de acordo com o que se exige pela CETESB, e todos os outros órgãos ambientais responsáveis que possam solicitá-la, visando a aprovação do projeto e elaboração de estratégia técnica para o correto gerenciamento ambiental da área.
Entre em contato conosco para uma cotação ou para sanar quaisquer dúvidas.
Para saber mais sobre Avaliação preliminar e investigação confirmatória
Ligue para 11 3675-8535 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!