Clique nas imagens para ampliar
Terminada a Etapa de Investigação Detalhada, e tendo cumprido os objetivos de delimitação das plumas, entendimento dos "hot SPots" e compreensão completa do meio físico em que está inserida a contaminação, se dá o início da etapa de avaliação de risco ambiental.
COMO E ONDE UTILIZAR A AVALIAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL
O objetivo principal da etapa de avaliação de risco ambiental é a identificação e quantificação dos riscos à saúde humana, ecossistemas, a produção agrícola, as edificações e instalações de infraestrutura urbana, ou a quaisquer outros receptores que tenham alguma via de acesso à uma área contaminada em investigação pela CETESB. Uma vez que está e a segurança da população devem ser priorizadas, dentre os bens a proteger expostos, na avaliação de risco ambiental em uma área contaminada.
As metodologias de avaliação de risco ambiental são baseadas em princípios de toxicologia humana e no conhecimento das propriedades físico-químicas e comportamento ambiental dos contaminantes.
A identificação e quantificação dos riscos, em uma determinada área contaminada, subsidiará a definição dos objetivos a serem atingidos na remediação e das medidas corretivas a serem adotadas. A base inicial de dados para execução da avaliação de risco ambiental é constituída pelas informações coletadas na etapa de investigação detalhada e etapas anteriores, acrescidas de outras informações sobre a toxicologia dos contaminantes envolvidos, os cenários de uso e ocupação do solo e as variáveis de exposição configuradas na área.
As metodologias existentes de avaliação de risco ambiental a saúde humana em áreas contaminadas, seguem, em geral, a desenvolvida pela Agência de Proteção Ambiental Americana, a "United States Environmental Protection Agency - USEPA, em 1989. A coleta e avaliação de dados se inicia na avaliação preliminar e se estende na investigação confirmatória e na investigação detalhada, devendo propiciar a aquisição das informações relevantes sobre a área, para a execução da etapa de avaliação de risco ambiental. A identificação dos contaminantes presentes, sua distribuição espacial, concentrações e dinâmica no meio físico serão indicadores no processo de avaliação de risco.
No desenvolvimento da avaliação de risco ambiental à Saúde Humana deverão ser adotados os seguintes procedimentos:
- Identificar as unidades de exposição;
- Identificar os receptores humanos e vias de exposição de acordo com o uso e ocupação atual da área;
- Identificar as substâncias químicas de interesse;
- Calcular o risco para cada substância química de interesse considerando os diferentes
RECEPTORES E CAMINHOS DE EXPOSIÇÃO;
- Apresentar os mapas de risco, com indicação dos receptores e hot SPots.
A Planterra Ambiental, vem desenvolvendo projetos de avaliação de risco ambiental a mais de 15 anos, entre em contato conosco para mais informações!
Para saber mais sobre Avaliação de risco ambiental
Ligue para 11 3675-8535 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!