Clique nas imagens para ampliar
INVESTIGAÇÃO DE PASSIVO AMBIENTAL EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS, PORQUE?
Por se tratar de uma atividade potenciamente contaminadora devido a existência de tanques subterrâneos, área de lavagem de carro, as vezes troca de óleo, a investigação de investigação de passivo ambiental em postos de combustíveis é muito comum.
Saiba mais sobre investigação de passivo ambiental em postos de combustível
Atualmente Postos de Abastecimento tem sido a atividade que mais contamina áreas no Estado de São Paulo. Devido à má infra-estrutura, falta de testes de estanqueidade nos reservátorios de combustíveis, má gestão dos resíduos gerados, o solo e a água subterrânea acabam sendo contaminados. Diante deste cenário a CETESB tem solicitado em maior quantidade a investigação de passivo ambiental em postos de combustíveis.
Como na Investigação Confirmatória, a investigação de passivo ambiental em postos de combustíveis, tem como principal objetivo a confirmação, ou não, da contaminação. Serão investigadas todas as fontes primárias e áreas suspeitas.Com objetivo adicional de recolher informações iniciais para caracterizar o solo e a água subterrânea.
Para tanto, na investigação de passivo ambiental em postos de combustíveis são realizadas sondagens ambientais, afim de coletar amostras de solo das áreas suspeitas, bem como a realização da descrição litológica para melhor entendimento das características do solo da área de estudo. Logo após a realização das sondagens, são instalados poços de monitoramento, para coleta de amostras de água para identificação ou não de contaminantes na água subterrânea. Estas amostras são enviadas a um laboratório creditado pelo Inmetro para realização das análises químicas de interesse que foram definidas no Modelo Conceitual. Os resultados serão analisados e interpretados pelo corpo técnico da Planterra Ambiental e consolidados através do relatório de Investigação Confirmatória.
Além destas informações, encontraremos no relatório de investigação de passivo ambiental em postos de combustíveis os seguintes itens:
- Planta com a localização das áreas fonte, das fontes potenciais de contaminação;
- Texto explicativo quanto a localização das sondagens e poços de monitoramento;
- Descrição dos métodos de investigação empregados;
- Descrição litológica dos pontos investigados;
- Perfil de instalação de todos os poços;
- Tabelas com as concentrações de solo e da água subterrânea;
- Laudos analíticos;
- Mapa Pontenciométrico;
- Mapas georreferenciados e com as concentrações encontradas no campo, etc.
Desta maneira, se confirmada a contaminação, no término da investigação de passivo ambiental em postos de combustíveis, a área será caracterizada como área contaminada sob investigação (ACI) e assim se dará a continuidade dos projetos por meio a Investigação Detalhada.
O grupo Planterra Ambiental conta com todo o equipamento de campo para realização das sondagens e instalação dos poços de monitoramento, e equipe técnica multidisciplinar com experiência para o desenvolvimento do projeto de Investigação, visando a aprovação junto a CETESB e o cumprimento das normas vigentes.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO!
Para saber mais sobre Investigação de passivo ambiental em postos de combustíveis
Ligue para 11 3675-8535 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!