Clique nas imagens para ampliar
Após a realização da Avaliação de Risco e constatado risco efetivo a saúde humana ou a qualquer outro receptor, inicia-se o processo de reabilitação de áreas contaminadas. Esse processo é constituído por três etapas. A primeira etapa se dá com a elaboração plano de intervenção ambiental.
O desenvolvimento destas etapas tem como objetivo a recuperação da área e consequente emissão do Termo de Reabilitação para uso Declarado.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO
Para elaboração do plano de intervenção ambiental deverá ser desenvolvido as seguintes ações:
- Definição dos objetivos do Plano de Intervenção Ambiental;
- Definição das medidas de intervenção que serão adotas;
- Seleção das técnicas a serem adotadas para área;
- Descrição do Plano de Intervenção Ambiental.
A definição dos objetivos do plano de intervenção ambiental deverá levar em consideração a conclusão acerca da necessidade de adoção de medidas de intervenção, obtida na etapa de Avaliação de Risco a Saúde Humana. Com base nisso os objetivos deverão:
- Controlar as fontes de contaminação identificadas;
- Atingir o nível de risco aceitável aos receptores humanos e/ou ecológicos identificados;
- Controlar os riscos identificados com base nos padrões legais aplicáveis.
DEFINIÇÃO DAS MEDIDAS DE INTERVENÇÃO
As medidas de intervenção a serem aplicadas deverão ser definidas pelo Responsável Legal e Responsável Técnico em função dos objetivos e estratégias estabelecidos. Neste cenário poderão ser admitidas medidas de remediação para tratamento e para contenção, medidas de engenharia e medidas de controle institucional, que poderão ser propostas em conjunto ou isoladamente.
SELEÇÃO DAS TÉCNICAS ADOTADAS
Definidas as medidas de intervenção a serem adotadas, o Responsável Técnico deverá selecionar a técnica ou o conjunto de técnicas que comporão cada uma dessas medidas. Para tanto, deverá estabelecer critério de seleção que deverá considerar: a disponibilidade da técnica, sua aplicabilidade considerando as substâncias químicas de interesse e o meio contaminado, as consequências de sua aplicação, o custo, o histórico de utilização da técnica para casos similares e o tempo necessário para atingimento das metas de remediação.
DESCRIÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO
- A especificação dos objetivos a serem alcançados com a implementação do Plano;
- A descrição e indicação das medidas que serão adotadas na área;
- Critérios que foram levados em consideração para seleção das medidas de intervenção adotadas;
- Análise técnica, econômica e financeira quanto a técnica que por ventura possa inviabilizar o projeto de alguma forma.
- Mapa de intervenção;
- Cronograma do projeto, etc.
Entre em contato conosco para solicitar uma visita técnica para desenvolvimento de um plano de intervenção ambiental eficaz e com menor custo para a sua área.
Para saber mais sobre Plano de intervenção ambiental
Ligue para 11 3675-8535 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!